Não é possivel para brasileiros doar sangue na Austrália, pelo fato de virmos de um país onde existe Doença de Chagas.

Quando chegamos na Austrália quase 4 anos atrás, já tinha conseguido essa informação no site da Cruz Vermelha. De uns meses pra cá, essa informação deixou de constar no site e resolvi tentar agendar minha doação de sangue. No momento da entrevista me foi dito que não poderia doar por conta de ter nascido no Brasil.

Resolvi então pesquisar alguns motivos e pelo que pude encontrar:

  • Em alguns outros países, você pode solicitar que seu sangue seja testado pra presença de anti-corpos de Trypanosoma Cruzi. Aqui não é o caso e não consegui encontar os motivos exatos. Provavelmente custo.
  • Desde a década de 60 existe efetivamente uma globalização da doença de Chagas. Canadá, Japão e Austrália são os países mais diretamente impactados. Como o transmissor não existe em tais países, a explicação fica por conta da imigração de sul (e centro) americanos para tais localidades.

As alternativas são a doação de plasma e o cadastro como doador de medula óssea.

Para que se possa doar plasma é necessário que você tenha doado sangue pelo menos uma vez nos últimos dois anos. Como não doei sangue em tal período – e não posso doar por ser brasileiro – a alternativa foi fazer a doação de sangue si, mesmo sabendo que o sangue não seria aproveitado. Segundo a Cruz Vermelha, esse é o processo para garantir que você consiga doar sangue e não tenha nenhum tipo de reação.

A doação de plasma é muito mais demorarda; o processo todo dura quase duas horas. Essa doação inicial de sangue é uma oportunidade pros dois lados avaliarem se querem/poder passar pelo processo de doação de plasma.

O cadastro para ser doados de medula óssea é a outra alternativa. Como o processo em si, em caso de você efetivamente se tornar um doador, eles exigem que você leve todo o material pra leitura em casa, preencha os formulários calmamente e, em um outro momento, volte para efetuar o cadastro. Não sei se o processo no Brasil é igual ao daqui.

Anúncios