Esse post é uma extensão de um comentário que fiz recentemente no LinkedIn sobre o mercado de trabalho na área de TI aqui na Austrália. É uma opinião mais focada na minha área de atuação propriamente dita, mas que pode ser extrapolada para outras tecnologias também. Tentei mostrar algumas diferenças entre os anos de 2010 (quando cheguei aqui) e 2014. Alguns termos podem não fazer muito sentido pra quem não vive de tecnologia. Vamos ao comentário:

O mercado Australiano é extremamente dinâmico por dois motivos principalmente:

  1. É muito pequeno
  2. É extremamente sensível à variação cambial

Com isso quando se compara as oportunidades disponíveis em 2010 e 2014 nota-se claramente:

  • Uma diminuição no número de vagas puramente técnicas (programação) em tecnologias mais caras (Oracle EBS, SAP, diversas ferramentas de BI, etc.). Em 2010 o dólar australiano (AUD) comprava 0.78 dólares americanos (USD); em meados de 2012 isso pulou pra 1.09 na media, aumentando muito o outsourcing (Índia e Sri-Lanka principalmente)
  • Um claro aumento em oportunidades em consultorias boutique voltadas à mobile applications. Pelo aumento de uso de smartphones e pela questão de requisitos locais isso foi uma tendência natural
  • Uma mudanca no conceito “profissional de IT”, hoje muito abrangente. Alguém mais focado em vendas que nunca codificou se dá bem como profissional de TI. Um contador com experiência em uso de algum ERP hoje é system accountant. Profissionais originalmente end-users hoje são requisitados como BAs ou SMEs. Ao mesmo tempo o número de vagas em gerenciamento e coordenação aumentou. Pelo aumento de outsourcing existe a busca por profissionais cujos soft skills e capacidade de liderança de times remotos sejam as principais características

Pra quem gosta desse tipo de desafio e consegue se adaptar mais facilmente àessas mudancas de mercado realmente existem oportunidades boas ainda na Austrália. Mas com certeza o mundo se TI hoje aqui é completamente diferente de 4 anos atrás. Certamente o ano que vem o cenário será novamente diferente com muitos projetos cloud (A Austrália está bem atrasada nesse quesito); dólar em 0.90 USD, etc.

Anúncios