Demorou um pouco mais do que a gente imaginava, mas já estamos no nosso apartamento alugado há alguns meses. Agora com tudo resolvido e com ele todo mobiliado fica mais fácil de escrever sobre ele.

Como eu já tinha falado antes o processo de locação de imóveis por aqui não é dos mais simples. O número de locais disponíveis é menor do que a demanda por moradia, o que implica em alto custo do aluguel e uma enorme disputa pelos apartamentos vagos. Lei da oferta e procura.

A gente já havia decidido morar no bairro de Artarmon – foi o que nos agradou mais entre aqueles que visitamos. É um bairro ao norte do centro da cidade, fácil acesso via trêm e perto dos locais que precisávamos: apenas 1 estação de trêm do meu trabalho, 6 ou 7 estações do centro, onde quase tudo acontece. É um bairro de “colonização” chinesa primordialmente, assim como a maioria aqui na redondeza. É mais fácil ouvir chinês na rua que inglês.

Eu havia tirado uma sexta-feira de folga e ido para Melbourne assistir aos jogos do Australian Open. Logo pela manhã meu celular toca e era a corretora dizendo que nossa aplicação havia sido aprovada – depois de tantas ligações e emails recusando nossas aplicações, foi um alívio e uma felicidade ouvir a famosa frase “I am glad to inform that your application has been approved“. Achei que estava tudo bem e que resolveria o pagamento e a burocracia na segunda-feira quando retornasse à Sydney.

Claro que não foi assim. A gente tinha oferecido 4 meses de pagamento adiantado de aluguel na nossa aplicação e a corretora queria o pagamento fosse feito imediatamente, caso contrário ela abriria novamente o apartamento para inspeção.

Foi uma correria danada bem na nossa folga e tivemos que efetuar o pagamento em dinheiro para que a compensação fosse rápida. Mas mesmo em dinheiro, a compensação não é processada no mesmo dia aqui na Austrália e a corretora acabou abrindo o apartamento para inspeção mais uma vez. De qualquer maneira ela confirmou o pagamento na segunda-feira pela manhã e assegurou o apartamento pra gente.

O contrato de aluguel é válido por um ano – o padrão aqui são contratos de 6 ou 12 meses. Como a concorrência é grande eles se aproveitam de contratos de curta duração para aumentar o preço com certa frequência. Mesmo que você queira fazer inicialmente um contrato de longa duração, o pessoal não aceita.

Algumas fotos de como ficou a nossa casa já devidamente mobiliada:

Anúncios